Como comprar um imóvel sem se endividar
Voltar para o blog

Como comprar um imóvel sem se endividar

Seja para morar ou para investir, a hora de comprar um imóvel é importante e merece atenção redobrada para não gerar dívidas. Por isso, a Banco de Imóveis preparou aqui uma lista de dicas para você conhecer seu orçamento (de verdade) e saber quais são as maiores vantagens e desvantagens das formas de pagamento antes de comprar seu próximo apartamento:


Prepare-se

Antes de sair por aí procurando imóveis, estudo a sua situação financeira atual e faça um planejamento para os próximos anos. Ponha tudo na ponta do lápis e comprometa-se a não gastar mais do que está neste plano. Se sair e encontrar o lar dos sonhos e ele não couber no orçamento, duas coisas podem acontecer:

1) você vai se frustrar

2) você vai comprometer uma renda que não possui e se endividar.

Tendo feito isso, comece o processo de busca com uma pesquisa pela internet e depois visite as imobiliárias que te interessam. Depois de reunir todas as informações e de visitar os locais de interesse, você precisa refletir com calma e paciência para não se deixar levar pela emoção. Não se esqueça que existem gastos grandes no momento da compra para legalizar a documentação do seu novo imóvel, gastos com a mudança, possíveis reformas... Pense em todas as variáveis!


Limites de Financiamento

Conheça seu limite bancário! Não adianta passar meses estudando o mercado e os imóveis que te interessam até encontrar um perfeito para você e, na hora de fechar o negócio, descobrir que não conseguirá o empréstimo que precisava! Para evitar essa frustração, faça uma simulação nos bancos de sua preferência antes mesmo de começar a procurar. Vários fazem isso sem cobrar nada.


Momento

Se você pretende investir em um imóvel na praia, por exemplo, talvez comprar em novembro ou dezembro não seja a melhor das ideias, não é mesmo? Esperar pelo momento certo, analisar o mercado, conversar com seu corretor/sua corretora de confiança e ter paciência são boas dicas para quem rpetende fechar um bom negócio. Leve muito em consideração também o SEU MOMENTO. Por exemplo, se sua família crescerá, ou se os empregos dos envolvidos no orçamento familiar não estão muito seguros.

Enfim! Infinitos são os cuidados a se tomar na hora de adquirir um imóvel e, se você quiser saber mais sobre esses cuidados, não deixe de fazer o download do nosso Infográfico "O que levar em consideração na hora de comprar um apartamento para investir ou morar". Nele você conferirá também informações valiosíssimas sobre a compra de imóveis na planta e conhece outras variáveis que devem ser levadas em conta depois que você decide que "essa é a hora". Afinal, depois de decidir comprar, ainda há muitas considerações a fazer, ceto?

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.