Condomínios: O que levar em consideração na hora de comprar um imóvel
Seja para morar ou para investir, na hora de comprar um imóvel é importante prestar atenção em alguns detalhes para saber como escolher um condomínio e não se arrepender depois. Muito além de só saber se tem elevador ou piscina, a Banco de Imóveis preparou aqui uma lista de detalhes para você prestar atenção antes de escolher seu próximo apartamento:
Localização e proximidades
Preste atenção em detalhes que vão além do óbvio!
O primeiro passe deve ser pensar o seguinte: “todos e todas que viverão aqui possuem carro ou precisam se deslocar caminhando ou utilizando o transporte público?” e a partir daí pensar no que você e sua família precisam.
Também é bom conhecer os estabelecimentos ao redor do imóvel. Além de saber que tem um mercadinho próximo para o que precisar, atente para o fato de que estabelecimantos como bares, faculdades, escolas, igrejas e até obras podem deixar a rua inconvenientemente mais movimentada e barulhenta em alguns horários.
Vizinhança e Segurança
Você é do tipo que não suporta barulho? O ideal é morar longe de universidades e prédios com muitos jovens. Possui filhos pequenos ou pretende ter um bebê logo? Talvez os andares com idosos não sejam o ideal para você. Antes de comprar um imóvel, é bom conhecer a faixa etária dos moradores, se há muitas crianças, se o condomínio permite animais, se há salão de festas e onde ele fica localizado.
Além disso, leve em consideração que a privacidade pode trazer insegurança! Locais isolados podem ser mais perigosos, por isso busque prédios que não fiquem próximos a terrenos abandonados ou baldios e procure conhecer os índices de segurança da região.
Infra-Estrutura das Áreas Comuns e situação financeira do Condomínio
Não é só saber sobre instalações e equipamentos do playground, piscina, sala de ginástica, salão de festas, elevador, quadras, vagas na garagem e outros serviços que seu condomínio pode oferecer. Outros fatores também merecem atenção: pontos para instalação de TV a cabo e internet, caixas de fiação, fossa (se existe e em quais condições), esgotos, telhado, laje e acabamento do teto.
Se você quer evitar gastos extra, busque conhecer a situação financeira do condomínio antes de fechar negócio.
-
Gostou? Achou a informação que precisava? Se você quiser saber mais sobre como escolher um condomínio que não te traga problemas e também tudo que envolve a escolha de um apartamento, clica aqui pra ver o infográfico completo que preparamos:
“O que levar em consideração na hora de comprar um apartamento para investir ou morar”
Aqui você confere este conteúdo ainda mais completo e também informações sobre os detalhes internos do imóvel e a parte
financeira que cerca este alto investimento.