O que levar em consideração na hora de escolher um apartamento para investir ou morar
Voltar para o blog

O que levar em consideração na hora de escolher um apartamento para investir ou morar

Seja para morar ou para investir, na hora de comprar um imóvel é importante saber os detalhes de como escolher um apartamento. Muito além de saber quantos quartos e qual o piso do apartamento, a Banco de Imóveis preparou aqui uma lista de detalhes para você prestar e atenção antes de escolher seu próximo imóvel: 

Andar e Tamanho 

Os últimos andares costumam ser os mais procurados e costumam valorizar mais ao longo dos anos. Andares mais baixos e térreos costumam ser mais baratos e podem ser uma melhor opção para idosos/as caso o prédio não possua elevador.  

Se você pretende viver no local, pense na quantidade de pessoas, se a família tende a aumentar ou diminuir nos próximos anos e se você costuma receber muitas visitas. Se você pretende engravidar em um futuro não muito distante, o recomendado é escolher um apartamento com um quarto a mais. Ter um cômodo a mais também é conveniente para servir como quarto de hóspedes, escritório ou “quartinho da bagunça”. 


Luz Solar 
e Área Externa 

A posição do apartamento em relação à luz solar pode influenciar totalmente no seu valor de compra e venda e na qualidade de vida para quem deseja um local para morar, por isso, merece atenção de qualquer comprador(a). A fachada que mais recebe sol diário – tanto no verão quanto no inverno – é a fachada norte, ou seja, apartamentos que são voltados para essa face tendem a ser mais valiosos! 

Além disso, sacadas são sempre um diferencial e influenciam muito no arejamento no local, mas atente para qual lado do prédio ela é virada, se for para uma rua muito movimentada pode causar muito barulho e poeira e se ficar muito próxima à sacada de outro apartamento pode causar a perda de privacidade.  


Infra-Estrutura
 e possíveis reformas 

Atente para a qualidade das portas, assoalho, teto, rodapés e sistema elétrico. Veja se possui focos de formigas, cupins e outros insetos. A ventilação dos banheiros e localização dos ralos e canos também deve ser observada. Armários embutidos nos quartos, cozinha, copa, banheiros e área de serviço valorizam o imóvel, por isso, repense o custo caso ele não tenha nada de mobília.  

Algo que deve ser pensado, tanto por investidores(as) quanto para quem apenas deseja comprar um cantinho para viver são as possíveis melhorias que podem ser feitas no apartamento e que aumentam suas chances de passar a propriedade adiante em situação financeiramente vantajosa, além de, é claro, aumentar a qualidade de vida de quem pretende morar no local. 

- 

Gostou? Achou a informação que precisava? Se você quiser saber mais sobre como escolher um apartamentoclica aqui pra ver o infográfico completo chamado O que levar em consideração na hora de comprar um apartamento para investir ou morar”. Nele você confere também informações sobre os detalhes do prédio e do condomínio e também a parte financeira que cerca este alto investimento.  

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.