Contratar imobiliária x Alugar por conta própria
Voltar para o blog

Contratar imobiliária x Alugar por conta própria

Quem já viveu a experiência de alugar um imóvel por conta própria sabe que os processos podem ser bem mais complicados do que parecem. Você pode pensar que é só questão de comodidade, mas no primeiro atraso do aluguel vai ver que não é bem assim e que o barato pode sair caro!  

Para você que está em dúvida se deve alugar por conta própria, a gente resolveu elencar aqui algumas vantagens e desvantagens de contratar uma imobiliária. 

 

Vantagens de contratar uma imobiliária 

VISIBILIDADE  

 

Começando pelo básico: a maioria das pessoas que precisa alugar um apartamento para morar não sai por aí batendo de porta em porta. As pessoas vão às imobiliárias, principalmente aquelas que são de outras cidades, como é o caso de estudantes universitários/as muito comuns aqui em Santa Maria. 

  

Além disso, muitas vezes não sabem bem que tipo de apartamento seria o ideal para as suas necessidades e possibilidades financeiras e a ajuda de um profissional que entenda do ramo e dos valores se torna essencial.  

 

A divulgação do imóvel, quando feita por uma empresa e não por uma pessoa, também acaba sendo mais efetiva, principalmente quando a imobiliária contrata outra empresa para fazer a divulgação dos seus imóveis.  

 

Outra coisa que acontece bastante é que os/as corretores/as já possuem uma lista de possíveis interessados/as e por tudo isso é que normalmente a locação acaba acontecendo mais rapidamente. 

 

AVALIAÇÃO  

 

Fora a agilidade do processo, outro fator importante é o valor do aluguel: só um(a) profissional do mercado imobiliário é quem vai saber te dizer quanto realmente vale o seu imóvel 

 

Você pode até tentar acertar com base nos valores dos vizinhos ou dos outros apartamentos parecidos com o seu, mas só alguém com expertise pode avaliar corretamente o mercado e suas nuances técnicas, como o impacto da localização do imóvel, da sua área privativa, do estado da propriedade, a relação entre o preço médio e a demanda por região e vários outros detalhes. Isso porque um(a) bom/boa corretor(a) normalmente tem informações preciosas e privilegiadas sobre o ramo e pode te ajudar a fazer o melhor negócio possível.  

 

BUROCRACIA 

 

Outra vantagem é em relação à parte burocrática: é a imobiliária quem vai orientar as partes sobre toda a documentação necessária, certidões, impostos, contrato e ainda vai responder juridicamente pela satisfação de todos e todas. 

 

Também é ela quem vai verificar o cadastro e a situação financeira do/a inquilino/a e do/a fiador(a) antes da locação, tudo para que o processo seja seguro, confortável e rápido, sempre visando resguardar os direitos do/a locador(a) e de quem vai morar no local. 

 

Todas as cobranças são feitas pela imobiliária e você só precisa se preocupar em como vai gastar o dinheiro que entrará todo mês na sua conta. Aluguel, seguro, condomínio, IPTU, água, energia: pode deixar tudo com a imobiliária (dependendo do contrato, é claro!). Além disso, em caso de rescisão, são feitas vistorias, checagem dos pagamentos e possíveis cobranças e tudo o que for necessário para que o imóvel seja rapidamente liberado para locação de novo. 

 

SEGURANÇA 

 

Outro detalhe importante é a sua segurança e da sua família. Receber visitas de estranhos o tempo todo para olharem a sua casa não parece ser algo muito aconselhável, não é?! Ainda mais estando sozinho/a em seu apartamento, sem saber quem realmente são estas pessoas e de onde souberam que o imóvel estava disponível.  

 

Fora isso tem os telefonemas que você vai receber a qualquer dia e horário e o tempo que demanda poder atender a todos/as que demonstrarem interesse no aluguel. Um(a) corretor(a) só vai levar para visita as pessoas com perfil adequado e previamente identificadas e todos os telefonemas e possíveis inconvenientes ficam por conta da imobiliária também.  

 

Vantagens de alugar por conta própria 

VALOR 

 

As imobiliárias cobram taxas médias de 10% sobre o valor do aluguel. Este valor pode subir se você optar pelo sistema de aluguel garantido, que é quando o proprietário recebe o pagamento todo mês, mesmo se o inquilino estiver inadimplente. 

 

DICAS 

 

Se, ainda assim você escolher locar o imóvel por conta própria, atente para: 

 

- Contrato: faça com ajuda de um(a) advogado/a e exija garantias como fiador, seguro fiança ou caução, defina quem será responsável pelo IPTU, condomínio e outras taxas, além dos direitos e deveres das partes; 
 
- Vistoria: é aconselhável fazer um termo no início e outro no fim do contrato; 
 
- Conheça o/a inquilino/a: solicite análises de crédito por meio de contracheques, carta do banco, seguro-fiança; 
 
- Explicite a finalidade do imóvel: só para garantir que seu apartamento não vai virar um local de comércio, escritório ou salão de festas. 

 

Caso alguma destas coisas não saiam como desejado, a economia feita no pagamento da imobiliária pode resultar em prejuízo! 

 

Quem nos inspirou a fazer esse texto foram as várias pessoas que já chegaram aqui na Banco de Imóveis contando péssimas experiências sobre ter alugado um apartamento por conta própria. Se você concorda conosco que é um gasto necessário para ter tranquilidade e garantia de dinheiro na conta, entre em contato conosco!  

 

Fone: 55 3226-2626 (Camobi) 55 3025-2626 (Centro)

Email: bancodeimoveis@bancodeimoveis.net 

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.