INCC - Índice Nacional de Custos da Construção
Voltar para o blog

INCC - Índice Nacional de Custos da Construção

O INCC atualmente é elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção. Ele tem o objetivo de analisar o desempenho dos gastos das construções habitacionais. Geralmente, ele é cobrado para corrigir contratos na compra de imóveis, enquanto uma obra ainda está sendo construída.

A análise envolve equipamentos, materiais, mão de obra e serviços utilizados na construção. Atualmente, a coleta de dados para essa apuração é realizada em sete capitais do Brasil – são elas: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife.

O INCC reflete o ritmo dos preços de materiais de construção e da mão de obra no setor. Utilizado em financiamento direto de construtoras/incorporadoras.



A primeira menção a um índice que avaliava o custo (e a variação) da construção foi o ICC (Índice de Custo da Construção), divulgado inicialmente no início da década de 1950, mas de abrangência apenas na cidade do Rio de Janeiro. Poucos anos depois, o órgão que era responsável por tal referencial na época, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) passou a acompanhar os dispêndios com as construções em outras cidades também.

Diante das inovações nas formas de construção, percebeu-se a necessidade de fazer uma incorporação de novas especialidades de mão de obra e produtos no ICC. Assim, em 1985, passando inclusive a integrar o cálculo do Índice Gerais de Preços (IGP), o antigo ICC passou a ser denominado INCC.

Vale lembrar ainda que o INCC também é feito sobre as chaves, além de incidir sobre os balões e outros valores importantes em um projeto imobiliário. A cobrança é feita até final da construção, ou melhor, de sua quitação – e só pode ser feita quando o imóvel está na planta.

O INCC não pode ser cobrado com juros. Porém, cabe o reajuste, e isto será feito em cima do saldo devedor e não sobre o valor total do apartamento ou casa. Para não passar por imprevistos, é fundamental que se faça uma boa análise do imóvel, juntamente com um bom planejamento, de sorte a colocar no papel quais serão os custos e documentos necessários. Só que para que todos os aspectos do INCC se façam assistidos, é preciso que outros pontos sejam levados em consideração, como o VGV, o Habite-se e a Incorporação Imobiliária, por exemplo.

Quando se fala de INCC também se discute muito sobre o VGV. Essa sigla significa Valor Geral de Vendas, e para calcular este valor é necessário somar o valor potencial de vendas de todos os locais de um negócio que será lançado. Por exemplo: uma construtora deseja lançar um empreendimento com 30 apartamentos, em que cada um sai por R$ 320.000,00. Dessa forma, o Valor Geral de Vendas deste negócio será de R$ 9.600.000,00 – o que significa que tal empreendimento pode originar o valor supracitado nas receitas. Porém, é possível que ele não gere este valor, porque muitos fatores podem influenciar na receita total, como a margem de negociação, alteração nos preços do mercado imobiliário, entre outros. A vantagem do VGV, neste caso, é auxiliar na identificação do potencial comercial que o empreendimento terá.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 3025-2626 (55) 98403-2677

Camobi

(55) 3226-2626 (55) 98403-3394

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 98403-2677

Camobi

(55) 98403-3394