INCC - Índice Nacional de Custos da Construção
Voltar para o blog

INCC - Índice Nacional de Custos da Construção

O INCC atualmente é elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção. Ele tem o objetivo de analisar o desempenho dos gastos das construções habitacionais. Geralmente, ele é cobrado para corrigir contratos na compra de imóveis, enquanto uma obra ainda está sendo construída.

A análise envolve equipamentos, materiais, mão de obra e serviços utilizados na construção. Atualmente, a coleta de dados para essa apuração é realizada em sete capitais do Brasil – são elas: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife.

O INCC reflete o ritmo dos preços de materiais de construção e da mão de obra no setor. Utilizado em financiamento direto de construtoras/incorporadoras.



A primeira menção a um índice que avaliava o custo (e a variação) da construção foi o ICC (Índice de Custo da Construção), divulgado inicialmente no início da década de 1950, mas de abrangência apenas na cidade do Rio de Janeiro. Poucos anos depois, o órgão que era responsável por tal referencial na época, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) passou a acompanhar os dispêndios com as construções em outras cidades também.

Diante das inovações nas formas de construção, percebeu-se a necessidade de fazer uma incorporação de novas especialidades de mão de obra e produtos no ICC. Assim, em 1985, passando inclusive a integrar o cálculo do Índice Gerais de Preços (IGP), o antigo ICC passou a ser denominado INCC.

Vale lembrar ainda que o INCC também é feito sobre as chaves, além de incidir sobre os balões e outros valores importantes em um projeto imobiliário. A cobrança é feita até final da construção, ou melhor, de sua quitação – e só pode ser feita quando o imóvel está na planta.

O INCC não pode ser cobrado com juros. Porém, cabe o reajuste, e isto será feito em cima do saldo devedor e não sobre o valor total do apartamento ou casa. Para não passar por imprevistos, é fundamental que se faça uma boa análise do imóvel, juntamente com um bom planejamento, de sorte a colocar no papel quais serão os custos e documentos necessários. Só que para que todos os aspectos do INCC se façam assistidos, é preciso que outros pontos sejam levados em consideração, como o VGV, o Habite-se e a Incorporação Imobiliária, por exemplo.

Quando se fala de INCC também se discute muito sobre o VGV. Essa sigla significa Valor Geral de Vendas, e para calcular este valor é necessário somar o valor potencial de vendas de todos os locais de um negócio que será lançado. Por exemplo: uma construtora deseja lançar um empreendimento com 30 apartamentos, em que cada um sai por R$ 320.000,00. Dessa forma, o Valor Geral de Vendas deste negócio será de R$ 9.600.000,00 – o que significa que tal empreendimento pode originar o valor supracitado nas receitas. Porém, é possível que ele não gere este valor, porque muitos fatores podem influenciar na receita total, como a margem de negociação, alteração nos preços do mercado imobiliário, entre outros. A vantagem do VGV, neste caso, é auxiliar na identificação do potencial comercial que o empreendimento terá.

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Centro

Locação
55 98403-2677
Vendas
55 99989-1099

Camobi

Locação
55 98403-3394
Vendas
55 99989-1099
Manutenção
55 98403-4380
Condomínios
55 99156-6571