Como comprar um imóvel sem se endividar
Voltar para o blog

Como comprar um imóvel sem se endividar

Seja para morar ou para investir, a hora de comprar um imóvel é importante e merece atenção redobrada para não gerar dívidas. Por isso, a Banco de Imóveis preparou aqui uma lista de dicas para você conhecer seu orçamento (de verdade) e saber quais são as maiores vantagens e desvantagens das formas de pagamento antes de comprar seu próximo apartamento:


Prepare-se

Antes de sair por aí procurando imóveis, estudo a sua situação financeira atual e faça um planejamento para os próximos anos. Ponha tudo na ponta do lápis e comprometa-se a não gastar mais do que está neste plano. Se sair e encontrar o lar dos sonhos e ele não couber no orçamento, duas coisas podem acontecer:

1) você vai se frustrar

2) você vai comprometer uma renda que não possui e se endividar.

Tendo feito isso, comece o processo de busca com uma pesquisa pela internet e depois visite as imobiliárias que te interessam. Depois de reunir todas as informações e de visitar os locais de interesse, você precisa refletir com calma e paciência para não se deixar levar pela emoção. Não se esqueça que existem gastos grandes no momento da compra para legalizar a documentação do seu novo imóvel, gastos com a mudança, possíveis reformas... Pense em todas as variáveis!


Limites de Financiamento

Conheça seu limite bancário! Não adianta passar meses estudando o mercado e os imóveis que te interessam até encontrar um perfeito para você e, na hora de fechar o negócio, descobrir que não conseguirá o empréstimo que precisava! Para evitar essa frustração, faça uma simulação nos bancos de sua preferência antes mesmo de começar a procurar. Vários fazem isso sem cobrar nada.


Momento

Se você pretende investir em um imóvel na praia, por exemplo, talvez comprar em novembro ou dezembro não seja a melhor das ideias, não é mesmo? Esperar pelo momento certo, analisar o mercado, conversar com seu corretor/sua corretora de confiança e ter paciência são boas dicas para quem rpetende fechar um bom negócio. Leve muito em consideração também o SEU MOMENTO. Por exemplo, se sua família crescerá, ou se os empregos dos envolvidos no orçamento familiar não estão muito seguros.

Enfim! Infinitos são os cuidados a se tomar na hora de adquirir um imóvel e, se você quiser saber mais sobre esses cuidados, não deixe de fazer o download do nosso Infográfico "O que levar em consideração na hora de comprar um apartamento para investir ou morar". Nele você conferirá também informações valiosíssimas sobre a compra de imóveis na planta e conhece outras variáveis que devem ser levadas em conta depois que você decide que "essa é a hora". Afinal, depois de decidir comprar, ainda há muitas considerações a fazer, ceto?

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.