Guia dos bairros de Santa Maria
Voltar para o blog

Guia dos bairros de Santa Maria

Se você está se mudando ou pretende vir morar em Santa Maria, este guia é para você! Nós, da Banco de Imóveis, recebemos muitas dúvidas sobre quais os melhores bairros para morar ou investir e, por isso, preparamos este material.

Com ele em mãos, você vai descobrir Santa Maria e entender como cada bairro funciona. Assim, vai poder fazer a melhor escolha para seu estilo da vida e seu bolso. Então, vamos lá!

CENTRO

Um dos principais bairros de Santa Maria, o Centro é onde tudo acontece. Se você gosta de estar pertinho de tudo e curte um agito, esse é o lugar para você!

Supermercado, farmácias, bancos, restaurantes, escritórios e, é claro, o calçadão. Esse é o bairro onde o comércio bomba!

Além disso, é ideal para novas famílias que buscam praticidade no dia a dia e também para estudantes ou pessoas que trabalham na região.

O Centro possui apartamentos de diversos tipos e valores, desde os aluguéis mais baratos a apartamentos de alto padrão.

  • Você não pode perder: O novo mercado público de Santa Maria que fica no Centro, no final da Avenida Rio Branco, e promete muita gastronomia boa e ótimos programas de fim de semana. Além dele, a Vila Belga também é cheia de feiras e atrações para quem quer curtir um domingo de sol.
  • O bairro é bom para: Você que gosta de estar perto de todo tipo de comércio e que não se incomoda com um pouquinho de barulho ao longo do dia.
  • Quer investir? O Centro é um dos melhores bairros para investir em Santa Maria. O ideal é buscar apartamentos novos ou em fase final de construção. Eles são muito procurados para aluguel porque são raros, já que a maior parte das construções do Centro são muito antigas. Busque kitnets com 1 ou 2 dormitórios e não se preocupe com garagem, afinal, quem mora no centro pode fazer tudo a pé.
NOSSA SENHORA DE LOURDES

O Nossa Senhora de Lourdes fica pertinho do Centro, mas é menos agitado e possui imóveis com mais alto padrão. O bairro tem diversas ruas com grandes casas para famílias, além de altos prédios cheios de apartamentos mais próximos das avenidas principais.

Aqui o número de estabelecimentos comerciais nas ruas é um pouco menor se comparado ao Centro, mas o bairro é cheio de opções gastronômicas e também é a casa do Monet Plaza Shopping e do Supermercado Big.

A circulação de carros é grande nas ruas principais e a rodoviária de Santa Maria também fica no Nossa Senhora de Lourdes. Por esses motivos, o bairro acaba ficando um pouco mais agitado. Há paradas de ônibus para a UFSM e para outros cantos da cidade também.

Uma das poucas farmácias 24h de Santa Maria também fica por aqui!

  • Você não pode perder: Um bom passeio pelo Monet Plaza Shopping pode render um café da tarde pra lá de delicioso e momentos muito agradáveis.
  • O bairro é bom para: Famílias que buscam conforto e praticidade.
  • Quer investir? O bairro é ideal para quem quer investir em imóveis de alto padrão.

NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Um ótimo lugar para morar, Nossa Senhora Medianeira é a casa da UPA e do Supermercado Beltrame. Com avenidas largas e arborizado, é bom para quem curte uma caminhada e também tem uma quantidade considerável de linhas de ônibus para quem precisa se deslocar.

O bairro está em crescimento, já possui muitos estabelecimentos comerciais e escritórios e fica próximo do centro da cidade. Além de tudo isso, é onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Medianeira e lá são realizados diversos eventos, como shows e festivais gastronômicos, por exemplo.
Por aqui, também há uma das poucas farmácias 24h da cidade!

  • Você não pode perder: os eventos que acontecem na Igreja Nossa Senhora da Medianeira são sempre uma atração e levam muita gente ao local, aproveite!
  • O bairro é bom para: Morar com a família em apartamentos de médio e alto padrão.
  • Quer investir? Então pode apostar no bairro, pois ele não para de crescer e valorizar.

NOSSA SENHORA DAS DORES

Este é um bairro coringa! Isso porque fica pertinho do centro e também é caminho para o bairro Camobi, onde fica a Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, é o point do Royal Plaza Shopping, um dos maiores pontos de encontro e de comércio da cidade.

Cheio de linhas de ônibus para todos os lugares, o Nossa Senhora das Dores costuma receber todo tipo de gente: universitários, trabalhadores do comércio, idosos. É realmente o bairro "pertinho de tudo"!

  • Você não pode perder: O Clube Dores é o mais famoso e de melhor estrutura em Santa Maria e é garantia de muita diversão!
  • O bairro é bom para: Famílias que precisam se deslocar para estudar e trabalhar, afinal ele fica no meio de tudo e tem muitas opções de lazer.
  • Quer investir? Aposte em apartamentos de médio e alto padrão para famílias.

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Se Camobi é a casa da UFSM, Nossa Senhora do Rosário é o lar da UFN. Os campi da Universidade Franciscana ficam localizados nesse bairro e é por isso que ele tem ótima estrutura para receber pessoas.

Além de uma vida noturna bastante agitada, tem supermercados, farmácias, padarias e tudo mais. O bom do bairro é que você consegue ir a quase todos os lugares caminhando.

  • Você não pode perder: Uma noite no Boteco do Rosário, para quem gosta de barzinho, ou uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, para quem curte esse tipo de passeio.
  • O bairro é bom para: Estudantes da UFN ou para quem quer investir em apartamentos para alugar.
  • Quer investir? Aposte em apartamentos simples para estudantes e não se preocupe com garagem.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Próximo à Igreja Medianeira e ainda pertinho do centro, é conhecido por ser o bairro das clínicas e hospitais. O maior centro médico da cidade, o HCAA (hospital de caridade) fica localizado no Nossa Senhora de Fátima. Além dele, o Clube Tênis e a Fadisma (faculdade de direito) também se localizam no aqui.

A Avenida Presidente Vargas atravessa o bairro e é uma das mais importantes de Santa Maria. Cheia de estabelecimentos comerciais, é uma das principais vias de acesso para o Centro. Há paradas de ônibus para a UFSM através da Praça dos Bombeiros e também ao longo da Presidente Vargas.

  • Você não pode perder: Um dia de esporte e lazer no Centro Desportivo Municipal (conhecido popularmente como Farrezão); lá a diversão é garantida!
  • O bairro é bom para: Famílias com crianças, pois tem colégios e tudo o que uma criança precisa para crescer feliz.
  • Quer investir? Escolha apartamentos para famílias ou salas comerciais.

CAMOBI

Camobi é a casa da Universidade Federal de Santa Maria. É um bairro que tem vida própria porque é cheio de estabelecimentos comerciais, restaurantes, bancos e tudo mais. É o típico bairro independente de outros lugares da cidade.

Tem ruas ótimas para quem busca uma casa grande para a família e também possui muitos prédios para estudantes universitários.

Vários bairros próximos fazem parte da região de Camobi, como Fernando Ferrari, por exemplo.

Os alugueis costumam ser mais caros porque estão próximos da Universidade. 

  • Você não pode perder: Os domingos na UFSM. Eles são garantia de diversão para quem curte praticar esportes, dar uma caminhada ou passear em família.
  • O bairro é bom para: Estudantes, professores universitários e famílias.
  • Quer investir? Então esse é um dos melhores lugares, porque o aluguel para estudantes é certeiro. Aposte nas kitnets!

PINHEIRO MACHADO

Este é o bairro do Shopping Praça Nova, o maior da cidade! Além disso, é caminho para o Distrito Industrial e o bairro Tancredo Neves. O que significa que tem uma localização privilegiada para quem precisa se descolar dessa ponta da cidade até o centro ou o contrário.

Tem muitas linhas de ônibus e está em pleno crescimento. Desde a abertura do Shopping, o bairro cresceu absurdamente e muita gente começou a frequentar o local. Por isso, os imóveis tendem a valorizar com o tempo.

  • Você não pode perder: Um bom passeio no Shopping Praça Nova, é claro!
  • O bairro é bom para: Investir em imóveis que, com certeza, vão valorizar.
  • Quer investir? É uma boa aposta, já que os imóveis estão valorizando.

TANCREDO NEVES

O bairro Tancredo Neves (ou só T. Neves, como é conhecido) tem características semelhantes a Camobi. Ele é mais afastado do centro, mas possui vida própria e não depende de outros bairros. Tem seus restaurantes, seu comércio, suas particularidades e sua independência.

Autossuficiente em vários aspectos, depois da abertura do Shopping Praça Nova ficou ainda melhor, devido à proximidade com Pinheiro Machado. Se você precisa se deslocar para o grande centro da cidade ou para a UFSM, não se preocupe: há linhas de ônibus para os dois destinos!

Além disso, é perto da Ulbra e é onde fica a Zona Industrial da cidade. 

  • Você não pode perder: Um passeio no Centro Comercial T. Neves!
  • O bairro é bom para: famílias, especialmente aquelas nas quais alguém trabalha no ramo da indústria.
  • Quer investir? Aposte em grandes terrenos e galpões e alugue para industrias!

SÃO JOSÉ

Pertinho de Camobi, é uma opção de aluguel mais barata para quem vai estudar na UFSM. Fica bem no meio do caminho entre a universidade e o Centro da cidade, ideal para quem precisa se deslocar entre esses locais.

É um ótimo bairro para quem quer pagar pouquinho para morar e tem diversas opções baratas de comércio também, como o Atacadão, por exemplo.

Alguns empreendimentos de alto padrão estão começando a dar uma nova cara ao bairro e são ótima opção para quem quer viver com conforto ou investir em imóveis.

  • Você não pode perder: No bairro estão as praças Parque dos Dinossauros e Albery Petry dos Santos, vale a pena conferir.
  • O bairro é bom para: Quem deseja pagar um pouquinho a menos do que os valores cobrados em Camobi.
  • Quer investir? Aproveite que o valor dos imóveis é menor e invista em boas infraestruturas por um precinho camarada.


Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.