Fevereiro Laranja: precisamos falar sobre a Leucemia
Voltar para o blog

Fevereiro Laranja: precisamos falar sobre a Leucemia


Entramos em fevereiro e esse mês se caracteriza com a cor laranja, voltada à conscientização da Leucemia. Pensando nisso, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcou 4 de fevereiro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar e educar a população sobre a prevenção - que pode evitar milhões de mortes todos os anos e também estimular a doação de medula óssea.

Falando em Leucemia, essa doença inicia na proliferação de células anormais na medula óssea, onde o sangue é produzido; assim, as células que eram saudáveis se tornam cancerígenas.

Como consequência, essa doença está entre os 10 tipos de câncer que mais adoecem a população brasileira nos últimos anos!

Quais são os sintomas?

Os sintomas se apresentam de formas variadas, como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.


Como posso me prevenir?

Os exames de rotina são a melhor prevenção dessa doença. É preciso ter atenção máxima para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame específico, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.


Como é feito o tratamento?

O tratamento tem a intenção de anular as células cancerígenas e retornar à produção das células sadias. Durante o tratamento, o foco é no controle das infecções, das hemorragias e as consequências que ela causa no Sistema Nervoso Central. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.


Como é realizado o transplante?

O transplante não ocorre por processo cirúrgico e pode ter início com células do próprio paciente ou com as células do doador.


Então...como doar?

A doação se inicia quando o doador procura o hemocentro de sua cidade, retira cinco ml de sangue e assina um termo de consentimento da coleta deste material. Seus dados são armazenados no banco e se algum dia for compatível com um paciente que necessite do transplante, este doador é chamado pelo hemocentro para fazer mais alguns exames que constem que está bem de saúde.

Após essa etapa e confirmada as boas condições de doação, o doador é internado e irá passar por um destes dois processos:

- Por pulsão: retirada da medula óssea pelo osso da bacia com uma agulha.
- Por aférese: com a administração de um medicamento as células sadias se proliferam e a doação é realizado como uma doação de sangue.


Segundo estudos, a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Por isso, a doação é muito importante.

Tem desejo de doar? Procure o hemocentro da sua cidade e tire todas as suas dúvidas!

Caso você more por aqui, o Hemocentro de Santa Maria está Alameda Santiago do Chile nº35, no bairro Nossa Senhora das Dores. Horário de funcionamento: das 8h às 14h. Telefone: (55) 3221- 5262.


Fonte: Unimed Franca.

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.