Fevereiro Laranja: precisamos falar sobre a Leucemia
Voltar para o blog

Fevereiro Laranja: precisamos falar sobre a Leucemia


Entramos em fevereiro e esse mês se caracteriza com a cor laranja, voltada à conscientização da Leucemia. Pensando nisso, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcou 4 de fevereiro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar e educar a população sobre a prevenção - que pode evitar milhões de mortes todos os anos e também estimular a doação de medula óssea.

Falando em Leucemia, essa doença inicia na proliferação de células anormais na medula óssea, onde o sangue é produzido; assim, as células que eram saudáveis se tornam cancerígenas.

Como consequência, essa doença está entre os 10 tipos de câncer que mais adoecem a população brasileira nos últimos anos!

Quais são os sintomas?

Os sintomas se apresentam de formas variadas, como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.


Como posso me prevenir?

Os exames de rotina são a melhor prevenção dessa doença. É preciso ter atenção máxima para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame específico, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.


Como é feito o tratamento?

O tratamento tem a intenção de anular as células cancerígenas e retornar à produção das células sadias. Durante o tratamento, o foco é no controle das infecções, das hemorragias e as consequências que ela causa no Sistema Nervoso Central. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.


Como é realizado o transplante?

O transplante não ocorre por processo cirúrgico e pode ter início com células do próprio paciente ou com as células do doador.


Então...como doar?

A doação se inicia quando o doador procura o hemocentro de sua cidade, retira cinco ml de sangue e assina um termo de consentimento da coleta deste material. Seus dados são armazenados no banco e se algum dia for compatível com um paciente que necessite do transplante, este doador é chamado pelo hemocentro para fazer mais alguns exames que constem que está bem de saúde.

Após essa etapa e confirmada as boas condições de doação, o doador é internado e irá passar por um destes dois processos:

- Por pulsão: retirada da medula óssea pelo osso da bacia com uma agulha.
- Por aférese: com a administração de um medicamento as células sadias se proliferam e a doação é realizado como uma doação de sangue.


Segundo estudos, a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Por isso, a doação é muito importante.

Tem desejo de doar? Procure o hemocentro da sua cidade e tire todas as suas dúvidas!

Caso você more por aqui, o Hemocentro de Santa Maria está Alameda Santiago do Chile nº35, no bairro Nossa Senhora das Dores. Horário de funcionamento: das 8h às 14h. Telefone: (55) 3221- 5262.


Fonte: Unimed Franca.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 3025-2626 (55) 98403-2677

Camobi

(55) 3226-2626 (55) 98403-3394

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 98403-2677

Camobi

(55) 98403-3394