5 dicas que vão facilitar a sua mudança!
Voltar para o blog

5 dicas que vão facilitar a sua mudança!

A missão de se mudar de uma casa para outra é motivo de ansiedade e reclamações para muita gente. Afinal, não é mesmo fácil pensar na tarefa de organizar, de uma só vez, em várias caixas, sacolas e pacotes, tudo o que foi acumulado por anos em uma residência!

 Para que a sua mudança ocorra de forma tranquila e sem contratempos, a organização começa muito antes do dia do transporte dos móveis. Além disso, o planejamento é essencial para evitar transtornos desnecessários.

Justamente por estarmos em fevereiro, mês famoso por transferências e volta às aulas, separamos 5 dicas importantes que vão lhe ajudar na organização da sua mudança.
Confira:


1)Faça um planejamento:

Você deve estar pensando que essa primeira dica é muito óbvia, não é? Mas é preciso reforçar a ideia, pois uma dificuldade presente na maioria das mudanças é definir um ponto de partida para embalar os pertences. Então, antes de começar a esvaziar armários e separar pilhas de roupas, livros e equipamentos, organize sua estação de trabalho. Prepare um ambiente limpo e amplo para fazer os pacotes.

Tenha em mãos muitas caixas de papelão. Lojas e supermercados sempre têm caixas de papelão para reciclagem. Nesses lugares, você pode conseguir todas que precisa. A parte positiva desse momento é poder separar objetos para doação — itens que estão guardados há algum tempo e você já não se lembra mais. Feito isso, tenha em mãos caneta para etiquetar todas as caixas e fita crepe para selá-las. Sacos de lixo é outra opção acessível e bastante prática para embalar os seus objetos.


2)Tire fotos dos seus cabos e outras conexões:

Nos dias atuais, é muito comum que além de todos os itens da mudança – como roupas, objetos e móveis – nós carregamos uma pilha de cabos e fios. É de TV a Cabo, internet, telefone e por aí vai. Cada um carrega uma combinação diferente, então como memorizar cada uma?

O melhor é tirar uma foto de cada combinação para facilitar o processo de conectá-los mais tarde, já na sua nova casa.
Ah, uma dica bem importante: não se esqueça de solicitar o cancelamento ou a transferência desses serviços para o endereço novo. Hoje em dia, isso pode ser feito diretamente por telefone!


3)Meça os móveis e pontos principais da casa nova:

Se você adorou o espaço que tem na sua nova casa ou apartamento e já pensou onde cada item vai ficar, meça tudo! Você pode imaginar um sofá ou uma estante em certos locais, mas as medidas exatas farão com que você não se preocupe se algo vai caber ou não.

Meça até mesmo as entradas para saber eventualmente quais móveis podem não passar por algumas portas. Uma boa dica é marcar com fita o local onde colocará cada móvel. Dessa forma, os carregadores saberão exatamente onde pôr os variados itens da casa, de uma forma organizada.


4)Transportadora x frete: qual se adequa a minha mudança?

Na hora de realizar a mudança é importante definir de que forma serão transportados seus preciosos bens. Normalmente usamos o termo "frete" para mudanças, mas você sabe o que significa?

Fretes são mudanças de baixo custo de pequenas cargas para localidades no mesmo município ou cidades vizinhas. O frete tem ajudantes para o carregamento do caminhão, que podem variar de uma a duas pessoas. O valor é ajustado previamente e o empacotamento dos itens e demais organizações fica a cargo do contratante.

Há também as transportadoras que realizam desde pequenas mudanças entre locais próximos até grandes mudanças residenciais entre estados. Esse tipo de transportadora tem a comodidade de disponibilizar pessoal para o empacotamento de todos os itens com o seu carregamento ao caminhão de mudança. Nesse caso, o único trabalho do contratante será direcionar as caixas e informar, de acordo com a descrição das etiquetas, o que é mais sensível ou não.
Um ponto a ser ponderado é que, diferentemente do frete, esse tipo de transporte será de valor bem mais alto. E tudo depende se você vai querer terceirizar o serviço de embalar as suas coisas.


5)Consulte os horários de mudança do seu novo condomínio:

Se você vai se mudar para um outro condomínio, é necessário respeitar algumas regras, como os horários estabelecidos para a mudança. Não pense que é simplesmente estacionar o caminhão/frete na frente do prédio e iniciar o carregamento!

Como avisamos no primeiro item, é necessário ter planejamento e descobrir quais horários são permitidos para mudança é essencial. Para isso, converse com o síndico do seu novo condomínio ou com a administradora. Esses horários são estabelecidos pela convenção do condomínio e podem variar bastante. Por isso, é necessário se precaver para evitar multas já no começo da sua estadia.



Anotou as dicas e está com tudo pronto? Boa mudança para você!

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.