O que você deve saber antes de morar sozinho ou dividir um apartamento!
Voltar para o blog

O que você deve saber antes de morar sozinho ou dividir um apartamento!


Chega aquele momento da vida em que é necessário sair da casa dos pais e criar asas, voar sozinho rumo à Universidade, que fica em outra cidade. Com isso, uma dúvida vem à cabeça: moro sozinho(a) ou divido com alguém?
Se você se identifica com esse dilema, vamos te mostrar o que você deve levar em conta na hora de tomar essa decisão.
Confira:

O que saber antes de...morar sozinho:

Normalmente, quem procura morar sozinho é porque preza pela privacidade e esse é o ponto forte dessa escolha. Assim, é você consigo mesmo(a), sem a necessidade de dar satisfações a alguém, tem livremente os seus horários, sai e retorna a hora que bem entender.
Além disso, não há interferência de ninguém sobre os móveis e a decoração do apê, muito menos sobre as compras do mercado e os horários de limpeza. Ótimo né?
Comandando tudo, você adquire responsabilidade, aprende a controlar gastos e ainda por cima aprende a não depender de ninguém.
Mas também há o outro lado dessa escolha. Ao morar sozinho, você assume todas as despesas da moradia – aluguel, condomínio, internet, mercado – e isso pode sair bem caro. Se a faculdade for particular, lembre-se de adicionar essa despesa na tabela de gastos do mês. Deixar a casa em ordem e limpa também se torna uma tarefa apenas sua.
Outro ponto que vale a pena ressaltar é justamente a privacidade. Enquanto para alguns viver sozinho é ótimo, outras pessoas não suportam não ter alguém no quarto ao lado para conversar e afastar a solidão.


O que saber antes de... dividir um apartamento:

Essa é a opção para quem não gosta de viver sozinho e também não tem como arcar com todos os gastos de uma moradia.
Com isso, todas as despesas - desde o aluguel até as compras do mercado – são divididas entre os moradores e isso alivia bastante na carteira.
Justamente ao dividir seu cantinho com outros, você conhece novas pessoas, divide responsabilidades, respeita o limite do outro, sem contar com as novas amizades que são criadas a partir disso.
Ah, morando com os outros não há solidão! Você sempre terá alguém para bater um papo ou desabafar sobre como foi o seu dia.
Porém, nem tudo são rosas. Ao morar com o outro, você tem menos privacidade e terá que “aturar” o barulho dos colegas de apê. Além disso, cada pessoa carrega o seu universo, né? Por isso, essa é outra tarefa para você pensar, já que é necessário aprender a lidar com diferentes pensamentos, mentalidades e visões de mundo.
Outro ponto para reforçar é sobre a divisão de tarefas. Com muita gente dividindo o mesmo teto, é preciso separar o que cada um deve fazer, para que o cantinho permaneça organizado e limpo - e o mais importante: sem sobrecarregar ninguém!
 

Como você pode ver, é muita coisa para pensar, né? Por isso, é necessário que reflita e coloque esses pontos em um papel para analisar com calma. Outra dica é perguntar para pessoas que moram sozinhas ou que dividem apê como é a realidade delas, isso vai te ajudar bastante nessa tomada de decisão.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, que estamos disponíveis para te ajudar!

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 3025-2626 (55) 98403-2677

Camobi

(55) 3226-2626 (55) 98403-3394

Condomínio

(55) 98403-4373

Serviços de manutenções e reparos

Consertos e reparos para condomínios
(55) 98403-4380
Consertos e reparos para locações
(55) 99223-0785

Centro

(55) 98403-2677

Camobi

(55) 98403-3394