Despesas ordinárias e extraordinárias: saiba as diferenças
Voltar para o blog

Despesas ordinárias e extraordinárias: saiba as diferenças

Quando você aluga um imóvel, muitas vezes não sabe quais regras e quais deveres você deve cumprir.

Por isso, o tema que abordaremos hoje é bem comum da vida em condomínio: as despesas ordinárias x extraordinárias, ou seja, quando as despesas são de responsabilidade do inquilino e quando são do proprietário do imóvel.


Mas quais são elas? Vamos lá!


Despesas ordinárias

Para deixar bem claro, são despesas que os inquilinos devem arcar.
São gastos suportados de maneira fixa ou esporádica ao longo dos meses, rotineiros e necessários para a manutenção do condomínio e devem ser planejadas para todo o ano, pelo síndico, precisando de aprovação em assembleia ordinária.
Esses gastos incluem desde o consumo de água, gás e luz, até manutenção das áreas de lazer.


Despesas extraordinárias

Essas são as despesas que os proprietários do imóvel devem arcar.
São gastos extras que surgem de imprevistos que acontecem na rotina do condômínio ou por decisão dos condôminos para melhorar a infraestrutura do prédio e para agregar valor ao imóvel. Aquisição de equipamentos para áreas comuns do prédio, melhorias na pintura da fachada e constituição do fundo de reserva são alguns dos exemplos.


Na tabela abaixo, confira mais tipos de despesas ordinárias e extraordinárias:
    

  Fonte: Sindico Net


Como funciona a cobrança?

Na maioria dos casos, tanto a cobrança ordinária quanto a extraordinária chegam no boleto de condomínio para o inquilino e ele deve entrar em contato com a imobiliária para ser ressarcido desses custos. Com isso, no mês posterior, a imobiliária disintingue os tipos de despesa e desconta no seu próximo aluguel.
Também há casos em que as administradoras enviam tais cobranças para os inquilinos e proprietários, em boletos já separados.


Em caso de dúvidas quando isso acontecer, pergunte à imobiliária da sua confiança, à administradora ou para o síndico do seu prédio.


Caso você seja cliente da Banco, entre em contato diretamente com o nosso setor de condomínios e tire suas dúvidas no telefone: (55) 3226-2626.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.