Coronavírus: saiba como se prevenir
Voltar para o blog

Coronavírus: saiba como se prevenir

O coronavírus é uma família de vírus que se manifestou pela primeira vez em 1937. No fim de 2019, foi identificado um novo tipo de coronavírus, que teve origem no mercado de frutos do mar e de animais vivos da cidade de Wuhan, na China.

Por isso, ele é chamado atualmente pela mídia como o “novo coronavírus” e recebeu o nome de Covid-19. A título de curiosidade, o vírus ganhou esse nome por causa da sua forma, que é semelhante a uma coroa.

Nas últimas semanas, esse vírus tomou conta das manchetes dos jornais justamente pela forma muito rápida que tem se espalhado, inicialmente na China. Depois dos asiáticos, a Itália também é um dos países mais afetados pela pandemia, com altos números de infectados e mortos.


Pandemia = Epidemia que se dissemina por toda uma região. Doença infecciosa e contagiosa que se dissemina muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, continente, etc.

 
No momento, muitos países já confirmaram contaminação e o Brasil é um deles. Aqui em Santa Maria há casos suspeitos de Coronavírus e que estão em fase de análise, sem nenhuma confirmação até o momento.

Mesmo sem confirmação, todo o cuidado é pouco. Antes de tudo, é necessário reforçar que você se informe por fontes confiáveis, já que tem muita Fake News espalhada por aí.

A seguir, vamos lhe dar orientações sobre sintomas e você pode se prevenir.

Qual a forma de transmissão do coronavírus?

A propagação desse vírus se dá principalmente de pessoa a pessoa. Ela pode ser pelo ar (saliva, respiração, espirro, tosse e fala) e também por contato (pelo aperto de mão, beijo e abraço).

Há também a transmissão por superfícies contaminadas, tais como corrimão, maçanetas, telefones, botões e apoios nos transportes públicos. Se alguém infectado tocar alguns desses locais, eles ficam contaminados.

Quais os sintomas do coronavírus?

Eles podem aparecer de 1 até 12 dias APÓS a exposição ao vírus.

Os sintomas mais comuns são: tosse (seca ou com secreção), espirro, febre acima de 37º e dor de garganta.

Já os casos mais graves e preocupantes são quando o paciente apresenta febre acima de 37º, insuficiência renal, falta de ar, pneumonia e dores pelo corpo.

Como posso me prevenir do coronavírus?

- Lave as mãos com sabão até a metade do pulso, esfregando até entre os dedos antes de sair de casa e quando retornar da rua;

- Use álcool em gel, principalmente o de 70% para limpar as mãos, várias vezes ao dia;

- É recomendável que você abra as janelas da sua casa ao longo do dia, para deixar o ar espalhar;

- Leve o rosto até a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- Evite tocar no rosto, no nariz e na boca sem ter higienizado suas mãos antes;

- Evite aglomerações de pessoas, como horários de pico do transporte público e festas, por exemplo;

- Mantenha distância de cerca de 1metro de outras pessoas;

- Use lenço descartável quando estiver com o nariz escorrendo;

- Não compartilhe copos, pratos e outros objetos de uso pessoal;

-Se você viajou para países com alta taxa de contaminação ou teve contato com alguém que ficou doente, NÃO SE AUTOMEDIQUE e sim, procure atendimento médico.

Quem são os mais propensos a serem infectados pelo coronavírus?

Não há uma confirmação oficial sobre isso, mas é certo que idosos - acima de 60 anos- são um grupo bastante vulnerável, justamente pela idade avançada e a imunidade baixa.

Pessoas com problemas respiratórios ou com doenças crônicas também são bastante propensas.

O coronavírus tem cura?

Não existem antibióticos, nem vacinas específicas para o combate do coronavírus. Mesmo sem haver tratamentos específicos, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.

O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.

 

Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família.

 

Fonte: Unimed e Portal G1.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.