Coronavírus: como deixar sua casa protegida
Voltar para o blog

Coronavírus: como deixar sua casa protegida

Você já leu, viu e ouviu bastante nas últimas semanas sobre diversos cuidados que são necessários ter durante uma época tão frágil como essa. Mas e na sua casa, quais cuidados são necessários para tentar mantê-la protegida ao máximo? É sobre isso que vamos falar nesse texto.

Serão dicas de cuidados e limpeza que você deve ter ao chegar da rua e também dentro da sua casa.

O contágio pelo Coronavírus é feito, em sua maioria, pelo contato e o vírus resiste durante horas em algumas superfícies. Então, se você tiver que sair de casa por algum motivo urgente, não esqueça de passar álcool em gel nas mãos!

Tive que sair..... o que fazer ao voltar?

Antes de tudo, é recomendado que tente ao máximo não tocar em corrimão e em superfícies que são compartilhadas no condomínio. Até porque não sabemos quem tocou nelas né? Mas em alguns casos isso é quase impossível, até porque você precisa tocar na maçaneta da portaria para entrar, no botão do elevador, essas coisas. Por isso, passar álcool em gel nas mãos após tocar nesses locais é muito importante!

Mas ao chegar em casa, é importante que logo na entrada você tenha um espaço reservado para deixar o sapato que usou na rua. Não esqueça de lavar as mãos com água e sabão e seque com um papel toalha – para que seja descartado logo depois - retire a roupa que usou e coloque para lavar. Isso evita que você traga nas roupas, nas mãos ou nos calçados, qualquer tipo de contaminação para dentro do seu lar.

Esses cuidados também valem para a sua bolsa e até para o celular!

Não esqueça das compras que você trouxe. É recomendado que você desinfete as embalagens, já que elas ficaram expostas nas prateleiras e não sabemos que manuseou enquanto elas ficaram por lá. Caso você faça alguma encomenda por delivery, o cuidado é o mesmo.

Ah, se você saiu para passear com o seu pet, não esqueça limpar as patinhas dele ao retornar para dentro de casa.

Como deixar a casa o mais limpa possível?

Água, sabão neutro e desinfetante são suficientes para limpar as superfícies e o chão da sua casa. O uso de clorofila diluída em água também é eficaz, mas deve ser feito com cuidado, e luvas são indicadas para o manuseio.

Superfícies compartilhadas, como as maçanetas das portas e gavetas, além de cadeiras, controle remoto, telefones e campainhas, podem ser limpas com água e sabão neutro em líquido ou com álcool 70%. O mesmo vale para panos e esponjas. Lembre-se que aquele álcool de cozinha – se tiver porcentagens maiores ou menores 70% – não ajuda em nada, pois evapora muito rápido.

Nos banheiros, a orientação é de não secar o rosto com a mesma toalha utilizada para as mãos, além de trocá-la pelo menos 1x ao dia.

Ah, lembre-se de deixar o ar circular pela casa toda! Por isso, mantenha as janelas abertas o maior tempo possível.

Qual a frequência dessa limpeza?

Os médicos falam muito que depende da circulação na casa ou 2x na semana. Já nos banheiros, recomenda-se que a limpeza deve ser diária.

Se tiver alguém com suspeita de Covid-19 na minha casa, os cuidados são os mesmos?

Caso tenha alguém na sua casa com gripe ou com sintomas parecidos de Covid-19, os cuidados devem ser redobrados e a limpeza deve ser feita mais vezes ao dia.

No banheiro, por exemplo, essa pessoa deve ser a última a tomar banho e precisa higienizar o cômodo antes de sair, para que os outros moradores não sejam infectados.

Também é valido lembrar sobre não compartilhar objetos de uso pessoal também, como talheres, pratos, copos, toalhas e lençóis; até a limpeza deve ser feita em separado.

O cômodo dessa pessoa deve ser limpo 1x ao dia e se ela mesma puder fazer isso, melhor ainda, até porque evita o contágio. Mesmo assim, a pessoa precisa lavar bem as mãos e usar luvas. Depois, essas luvas -como todo o material usado para limpeza - devem ser higienizados e separados para uso exclusivo naquele ambiente.

 

Orientamos não há um jeito de desinfetar 100% o local, mas são medidas que reduzem o risco de contaminação.

Se você está com possíveis sintomas de Coronavírus, saiba onde pedir ajuda aqui em Santa Maria:


 

 Por último, vale lembrar: evite aglomerações nesse momento. Se puder, fique ao máximo em casa.




Fontes para a produção do texto: Gazeta do Povo e GaúchaZH.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.