Março azul marinho: saiba mais sobre o câncer de intestino
Voltar para o blog

Março azul marinho: saiba mais sobre o câncer de intestino

Azul-marinho é a cor de identificação do mês de março, de conscientização ao câncer colorretal.

Cada dia mais comum e bastante
 agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal, também conhecido como de intestino, é um tipo de tumor com enorme ocorrência no Brasil: são mais de 35 mil casos por ano! É o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, logo após o câncer de próstata e pulmão.

Esse câncer abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos - pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem se transformar em câncer.

Quais são os fatores de risco?

-Fumar;
-Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
-Ter sobrepeso ou obesidade;
-Consumir alimentos com alta densidade energética e carnes vermelhas em excesso
-Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais;
-Ser sedentário. 

 Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como úlcera e doença de Crohn também aumentam o risco de câncer.


Quais os sinais e sintomas?

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: 

-Sangue nas fezes;
-Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); 
-Dor ou desconforto abdominal; 
-Fraqueza e anemia; 
-Perda de peso sem causa aparente;
-Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
-Massa (tumoração) abdominal. 

Esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para ter o tratamento específico.

 

Como é feito o diagnóstico?

O tratamento das pessoas com tumores em estágios iniciais é menos agressivo e consiste na retirada do pólipo e das lesões, através de colonoscopia ou pequenas cirurgias com ressecções locais dos tumores. Em casos específicos, recomenda-se sessões de quimioterapia complementares (coadjuvantes). Quanto mais avançado o estágio do câncer, mais agressivo deve ser o tratamento, podendo ser necessárias radioterapia e quimioterapia mesmo antes de procedimentos cirúrgicos.


Se você possui alguns desses sintomas, por favor, procure um médico. Sua saúde deve ser sempre prioridade!




Fonte: Eurofarma.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.