Dia da mentira: veja 5 mitos sobre o ramo imobiliário!
Voltar para o blog

Dia da mentira: veja 5 mitos sobre o ramo imobiliário!


1º abril é o tradicional dia da mentira! Pensando nisso, trazemos 5 mitos bem comuns que envolvem o nosso ramo e com certeza você já deve ter ouvido. Essas mentiras envolvem desde o aluguel, passando por vendas e até a vida em condomínio. Após cada uma delas, explicaremos de maneira breve porque ela é uma informação falsa.


Quer saber quais são? Vamos lá!


1) "A vida do Corretor de Imóveis é muito boa. Ganham dinheiro fácil!"

O corretor não ganha dinheiro fácil, seu resultado vai depender da sua força de vontade. É uma ilusão achar isso. O corretor tem uma vida confortável, mas isso não quer dizer que todo mês ele está tranquilo, ele deve sempre manter uma economia para os meses mais fracos. As vendas irão depender totalmente de seus esforços e de como está o mercado. Quando você se torna um comprador ou vendedor, especialmente, pela primeira vez, a coisa mais importante que você pode fazer é aprender sobre seu mercado. Fale com um corretor local mais experiente, e não faça suposições com base no que você acha que sabe. O mercado imobiliário é local e por isso, cada mercado é diferente.


2) "Com o avanço da tecnologia, a internet vai acabar com a profissão de Corretor de Imóveis!"

Esse talvez seja o pior de todos os mitos. Uma ferramenta tecnológica, por mais útil que ela seja, não substitui a interação humana em nenhuma hipótese! Na verdade, a internet auxilia no trabalho do corretor, disponibilizando um grande número de informações, antes mesmo do cliente entrar em contato. Na verdade, a internet tem cumprido o papel fundamental de filtrar potenciais clientes. Atualmente, com tantas informações e fotos disponíveis na internet, só entra em contato com o corretor o cliente que já tem alguma predisposição para a compra. A tarefa de esclarecer dúvidas, apresentar cenários, mostrar possibilidades e de encantar o cliente sempre será do bom e velho corretor.


3) "Pagar aluguel é jogar dinheiro fora!"

Essa ideia costuma vir junto com o argumento de que pagando uma prestação, pelo menos você estará pagando pelo que um dia será seu. Por ser mais barato alugar, você consegue morar em bairros mais valorizados, próximos aos centros e ao seu trabalho, tornando a rotina diária mais dinâmica e rápida. Se você é jovem e sua carreira ainda está em fase de consolidação, pode ser vantajosa a flexibilidade de ser inquilino, e poder mudar de cidade a qualquer momento. Além disso, o inquilino não precisa se preocupar com reparos estruturais ou com a manutenção do imóvel. Pensando nessas vantagens, o aluguel não deixa de ser um investimento, já que os locadores são responsáveis apenas pela manutenção e conservação do imóvel, não tendo que arcar com despesas extraordinárias.


4) "Imóveis menores são sempre mais baratos!"

Essa afirmação não vale nem para compra e muito menos para aluguel, até porque o tamanho do imóvel não é o único fator levado em consideração na hora de valorizá-lo. O valor de um imóvel sofre interferência de diversos fatores, como localização, posição, disposição dos cômodos, segurança, idade da construção, estrutura e área externa, por exemplo.

5) "Inquilinos jamais possuem direito a voto em assembleias de condomínio!"

O voto de inquilinos só é permitido, por lei, se o proprietário da unidade não comparecer à assembléia e conceder uma procuração para que o locatário possa representá-lo. Nesse caso, os inquilinos têm direito a votar sobre assuntos que digam respeito a despesas ordinárias, ou seja, aquelas relativas ao dia-a-dia do condomínio.





Com certeza você já se deparou algum desses mitos por aí, né?

Seja sobre o ramo imobiliário ou qualquer outro assunto, reiteramos que você sempre se informe por fontes confiáveis. Nada de confiar em tudo que você lê na internet! 

Se precisar esclarecer qualquer dúvida, estaremos sempre disponíveis para lhe atender.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.