Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?
Voltar para o blog

Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o momento é o isolamento. Com cada um na sua casa, a possibilidade do vírus circular é bem menor e assim podemos passar mais rápido (e mais salvos) por toda essa situação.
Mas também é válido ressaltar que essa mudança acarretou em demissões, comércio parcialmente fechado e muitas incertezas.
Como fica o pagamento do aluguel? Do condomínio? E as parcelas do meu financiamento?

São essas perguntas que vamos te responder agora! Antes de você continuar a leitura, lembramos que essa situação não se aplica, excepcionalmente, a todos os casos. São situações esclarecidas por profissionais de Santa Maria e pode ser que alguma medida seja diferente em outros lugares/empresas.


"Já que não estou trabalhando, não preciso pagar o aluguel até que essa situação passe":

Na verdade, você deve pagar sim. Você continua morando e usufruindo do imóvel que alugou, seja ele residencial ou comercial, certo? Lembre-se que o proprietário conta com essa renda todos os meses. Mas também estamos cientes da atual situação; muitos sentirão no bolso o efeito da pandemia, até nós!

Por isso, o que podemos aconselhar é que você entre em contato com a imobiliária que mediou o seu contrato de locação e explique a sua situação. A imobiliária não pode tomar uma decisão sozinha sobre como proceder, mas como ela é uma intermediadora entre inquilino e proprietário, ela pode entrar em contato com o dono do imóvel para que aconteça algum acordo. É possível que ocorra a  diminuição do aluguel nos próximos meses, uma bonificação.... o importante é expor o seu momento para que juntos possam encontrar uma saída.


"Como estou sem sair de casa, não preciso pagar o condomínio, pois não estou usufruindo da estrutura":

É a mesma situação do aluguel. Por mais que a grande maioria esteja em isolamento, você mora em um condomínio e a estrutura permanece lá, à sua disposição. Quando tudo isso passar, essa mesma estrutura precisa estar com a manutenção em dia e pronta para que você aproveite ela, certo? Portanto, deve continuar pagando o condomínio sim. Caso não tenha condições de arcar com isso agora, a recomendação é que você entre em contato com a sua administradora de condomínios e explique a sua atual situação. Caso seja possível parcelar o valor do condomínio ou entrar em algum tipo de acordo, você só saberá se tentar.


"Com toda essa situação, consigo solicitar um financiamento imobiliário agora?"

É possível solicitar financiamentos sim, mas ele vai demorar mais para sair. O prazo para a liberação de um financiamento que costuma demorar 20 dias agora pode demorar cerca de 60 dias em alguns bancos. O melhor a se fazer é falar com o seu consultor imobiliário, que verá as melhores opções para o seu caso.


"Como fica a situação do meu atual financiamento?"

Alguns bancos liberaram a possibilidade de você "jogar" as parcelas lá para a frente do seu financiamento. A Caixa, por exemplo, disponibilizou no aplicativo "Habitação Caixa" a opção de pular duas parcelas do financiamento imobiliário. Vale lembrar que não será cobrado juros a partir dessa mudança. Por exemplo: se você não pagar os meses de abril e maio, essas parcelas devem ser pagas nos meses de junho e julho, respectivamente. Ou seja, acontece uma prorrogação desse prazo de pagamento.

O Itaú, por exemplo, informou ter prorrogado mais de 140 mil contratos em março, incluindo as linhas de capital de giro, empréstimo pessoal, crédito imobiliário e financiamento de veículos. Mas a prorrogação não é automática. Os pedidos são avaliados caso a caso, de acordo com o relacionamento e histórico de cada cliente.

O ideal é que você entre em contato com o banco do seu financiamento e se informe. A grande maioria tem opção flexíveis para pagamentos nesse momento.



Independente da sua situação, o melhor a se fazer é entrar em contato com a empresa responsável para que juntos, vocês cheguem a um acordo bom para ambos.


Clientes da Banco que tenham dúvidas ou que desejam realizar algum tipo de negociação, entrem em contato conosco pelo email: atendimento@bancodeimoveis.com.br.

Outros posts

  1. 5 Dicas para fazer sua cozinha parecer maior!

    5 Dicas para fazer sua cozinha parecer maior!

    1- Bancada americana: Seguindo moda dos norte-americanos, as bancadas americanas ou paredes meia-bancada estão fazendo sucesso no Brasil. Além de aperfeiçoar o espaço, estas cozinhas dão mais...

  2. Essas dicas vão tirar suas duvidas sobre comprar imóvel em época de crise.

    Essas dicas vão tirar suas duvidas sobre comprar imóvel em época de crise.

     Para muitos a compra de um imóvel é um momento único, a realização de um antigo projeto de vida, um sonho. Por isso, se você está pensando em comprar uma casa ou apartamento usado, procure...

  3. Ambientes pequenos e aconchegantes

    Ambientes pequenos e aconchegantes

    Ainda crianças, nos imaginamos em palácios, casas grandes, grandes varandas e com móveis imensos. Mas nem sempre é possível construir a casa do tamanho dos nossos sonhos. Porém, com o...

Camobi

Locação
55 98403-3394
Vendas
55 99989-1099
Manutenção
55 98403-4380
Condomínios
55 99156-6571

Centro

Locação
55 98403-2677
Vendas
55 99989-1099
|