Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?
Voltar para o blog

Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o momento é o isolamento. Com cada um na sua casa, a possibilidade do vírus circular é bem menor e assim podemos passar mais rápido (e mais salvos) por toda essa situação.
Mas também é válido ressaltar que essa mudança acarretou em demissões, comércio parcialmente fechado e muitas incertezas.
Como fica o pagamento do aluguel? Do condomínio? E as parcelas do meu financiamento?

São essas perguntas que vamos te responder agora! Antes de você continuar a leitura, lembramos que essa situação não se aplica, excepcionalmente, a todos os casos. São situações esclarecidas por profissionais de Santa Maria e pode ser que alguma medida seja diferente em outros lugares/empresas.


"Já que não estou trabalhando, não preciso pagar o aluguel até que essa situação passe":

Na verdade, você deve pagar sim. Você continua morando e usufruindo do imóvel que alugou, seja ele residencial ou comercial, certo? Lembre-se que o proprietário conta com essa renda todos os meses. Mas também estamos cientes da atual situação; muitos sentirão no bolso o efeito da pandemia, até nós!

Por isso, o que podemos aconselhar é que você entre em contato com a imobiliária que mediou o seu contrato de locação e explique a sua situação. A imobiliária não pode tomar uma decisão sozinha sobre como proceder, mas como ela é uma intermediadora entre inquilino e proprietário, ela pode entrar em contato com o dono do imóvel para que aconteça algum acordo. É possível que ocorra a  diminuição do aluguel nos próximos meses, uma bonificação.... o importante é expor o seu momento para que juntos possam encontrar uma saída.


"Como estou sem sair de casa, não preciso pagar o condomínio, pois não estou usufruindo da estrutura":

É a mesma situação do aluguel. Por mais que a grande maioria esteja em isolamento, você mora em um condomínio e a estrutura permanece lá, à sua disposição. Quando tudo isso passar, essa mesma estrutura precisa estar com a manutenção em dia e pronta para que você aproveite ela, certo? Portanto, deve continuar pagando o condomínio sim. Caso não tenha condições de arcar com isso agora, a recomendação é que você entre em contato com a sua administradora de condomínios e explique a sua atual situação. Caso seja possível parcelar o valor do condomínio ou entrar em algum tipo de acordo, você só saberá se tentar.


"Com toda essa situação, consigo solicitar um financiamento imobiliário agora?"

É possível solicitar financiamentos sim, mas ele vai demorar mais para sair. O prazo para a liberação de um financiamento que costuma demorar 20 dias agora pode demorar cerca de 60 dias em alguns bancos. O melhor a se fazer é falar com o seu consultor imobiliário, que verá as melhores opções para o seu caso.


"Como fica a situação do meu atual financiamento?"

Alguns bancos liberaram a possibilidade de você "jogar" as parcelas lá para a frente do seu financiamento. A Caixa, por exemplo, disponibilizou no aplicativo "Habitação Caixa" a opção de pular duas parcelas do financiamento imobiliário. Vale lembrar que não será cobrado juros a partir dessa mudança. Por exemplo: se você não pagar os meses de abril e maio, essas parcelas devem ser pagas nos meses de junho e julho, respectivamente. Ou seja, acontece uma prorrogação desse prazo de pagamento.

O Itaú, por exemplo, informou ter prorrogado mais de 140 mil contratos em março, incluindo as linhas de capital de giro, empréstimo pessoal, crédito imobiliário e financiamento de veículos. Mas a prorrogação não é automática. Os pedidos são avaliados caso a caso, de acordo com o relacionamento e histórico de cada cliente.

O ideal é que você entre em contato com o banco do seu financiamento e se informe. A grande maioria tem opção flexíveis para pagamentos nesse momento.



Independente da sua situação, o melhor a se fazer é entrar em contato com a empresa responsável para que juntos, vocês cheguem a um acordo bom para ambos.


Clientes da Banco que tenham dúvidas ou que desejam realizar algum tipo de negociação, entrem em contato conosco pelo email: atendimento@bancodeimoveis.com.br.

Outros posts

  1. É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    É São João: faça sua festa junina sem sair de casa!

    24 de junho é dia de São João! Você sabe qual a origem dessa data e como comemorá-la em casa esse ano? Separamos informações bem importantes para te ajudar. A origem: No Brasil e no mundo, o dia 24...

  2. Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    Zelador: saiba quais as atribuições desse profissional

    11 de fevereiro é dia para lembrar daquele profissional que está sempre disposto a ajudar nos prédios: o zelador. Basicamente, o zelador é o braço-direito do(a) síndico(a) e deve zelar pelo andamento...

  3. Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Visita técnica ao Residencial Monumentum

    Na tarde da última segunda-feira (09), nossa equipe de Vendas visitou o andamento das obras do Residencial Monumentum, belíssimo empreendimento com previsão de conclusão para junho deste ano.Com apart...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.