Posso me mudar durante a pandemia?
A atual situação que vivemos pede isolamento social como uma forma de proteção, para evitar contágio. Porém, por necessidade, a procura por imóveis segue em Santa Maria. Se tem procura, também existe aluguel ou compra de imóveis, certo? E como consequência, é necessário que as pessoas façam mudanças para suas novas casas.
Mas será possível fazer mudança em tempos de isolamento como esse?
A princípio, não existe nenhuma lei que proíba mudanças de imóvel nessa época de pandemia. O que você deve cuidar é em relação ao novo condomínio onde vai morar: se há alguma norma imposta para impedir o avanço da Covid-19 e claro, quais os horários e dias permitidos para a realização de mudanças. Essas informações estão no regimento interno e podem ser adquiridas com o síndico ou com administradora do prédio.
Mesmo com essa permissão, é necessário que você siga alguns cuidados para evitar qualquer contaminação – seja no manuseio dos seus pertences e até que você não leve nada contaminado para dentro do seu novo lar.
Quais cuidados são esses?
Se você contratou um serviço de mudanças e fretes, provavelmente a equipe possui equipamentos de proteção, como luvas, botas e máscaras. Mas tenha sempre disponível, no dia da mudança, produtos de higiene e evite ao máximo a proximidade e o contato físico, como apertos de mão. Evite compartilhar objetos, como canetas, por exemplo. Ah, é importante reforçar que se você acompanhar a mudança - à distância - deve usar máscara.
Também é importante que higienize com álcool todos os itens serão carregados.
Desinfete objetos e superfícies tocados com frequência, prestando atenção especial às maçanetas das portas, torneiras, janelas e interruptores de energia. É importante que você compre novas caixas de papelão para embalar suas coisas; como sabemos, o coronavírus vive em papelão entre 24 e 72 horas; então esse não é o momento de aproveitar caixas usadas.
Provavelmente, o síndico do condomínio também deve adotar uma postura de segurança e higiene redobrada após a mudança. É importante que ele mande higienizar os corrimãos e o elevador.
Se você for do grupo de risco ou está com algum sintoma de gripe, recomendamos que adie essa mudança. Sabemos que mudança é um processo trabalhoso, mas nada deve ser mais importante nesse momento do que a sua saúde né?
Tomando todos esses cuidados, sua mudança será realizada com êxito e todos ficarão bem!
Se você tiver outras dúvidas sobre mudanças, nosso setor de condomínios pode te ajudar. Entre em contato pelo e-mail: condominios@bancodeimoveis.com.br
Fonte: Zap Imóveis e Guia de Mudanças.
Depois de se mudar, não esqueça que existem normas a serem respeitas nos condomínios, ainda mais em tempos de isolamento, para que a convivência entre os vizinhos seja a mais saudável possível: clique aqui e confira.