Confira 6 dicas para quem vai mudar de cidade para estudar
Voltar para o blog

Confira 6 dicas para quem vai mudar de cidade para estudar

Passou em uma universidade longe de casa e vai mudar de cidade para estudar? A aprovação no vestibular é uma sensação incrível e abre as portas para um mundo novo e cheio de possibilidades! São tantas as novidades que, junto com elas, começam a surgir um monte de dúvidas, incertezas e inseguranças, né?! 

Mas calma, mudar de cidade para estudar não é um bicho papão e vai dar tudo certo! Você só precisa se organizar direitinho e fazer boas escolhas.  
Nós vemos isso diariamente com nossos/as clientes universitários/as aqui na Banco de Imóveis e separamos algumas dicas para você que está vivendo este momento, confere só!
 

1 - Antes de mudar de cidade, pesquise muito:
Obviamente você já deve saber onde fica sua universidade, o nome do bairro e as principais ruas. Talvez já tenha pesquisado "imobiliárias na cidade" e visto alguns apartamentos. Quem sabe já até esteja se imaginando morando em algum deles... Mas calma! Você precisa pesquisar sobre tudo isso muito bem antes de mudar de cidade para estudar! 
O google street view pode ser um ótimo aliado porque te mostra muito sobre a sua possível futura vizinhança. Olhando somente no maps não dá pra ter uma boa noção sobre o bairro, se a rua é uma ladeira ou não, como são os prédios ao lado, como é o caminho até uma academia, um supermercado ou a universidade. 

Falando em pesquisar, você já decidiu se vai morar sozinho ou se vai dividir o aluguel? Se ainda está em dúvida, separamos esse texto aqui para você: "Tudo o que você precisa saber antes de morar sozinho ou dividir um apê".
 
 
2 - Escolha uma imobiliária de confiança:
Confira a reputação das imobiliárias onde você pesquisou apartamentos. Verifique as redes sociais e o site da empresa, veja as avaliações no Facebook e no Google, e também a forma como a empresa respondeu às reclamações. Além disso, se você conhece alguém na sua nova cidade, peça dicas de imobiliárias confiáveis. Isso vai ajudar muito na sua escolha.


3 - Visite a cidade e os apartamentos:
Aqui na Banco, é possível alugar online ou também deixar a visita em um imóvel agendada com antecedência. Mas recomendamos que antes de fechar o negócio, você conheça o bairro e também o futuro apartamento. Afinal, não deve ser muito agradável descobrir na prática que o bairro ou o imóvel que você escolheu não é bem o que você esperava!
Vá na companhia de alguém de confiança que tenha experiência em alugar imóveis para conferir detalhes importantes de contrato e infra-estrutura do local. 
Uma ótima dica é morar perto da sua futura universidade ou de paradas de ônibus que facilitem esse trajeto. Até porque, morar perto de onde se estuda é uma grande vantagem e resulta mais qualidade de vida.
Falando nisso, separamos um texto para você justamente sobre esse assunto: "Quais as vantagens de morar perto da faculdade?".
 
4 - Decore seu apartamento:
Depois da escolha do imóvel, é hora de decorá-lo. Mudar de cidade para estudar pode ser difícil, mas deixar a casa com a sua cara pode ajudar na adaptação. Levar objetos de decoração que lembrem a casa dos pais também é uma boa ideia para deixar o apartamento novo com cara de "lar".  
Na hora de escolher os móveis, se o orçamento apertar, busque lojas de usados ou compre de pessoas que estejam desapegando em grupos no facebook ou sites próprios para isso. 


5 - Organize-se financeiramente:
Se antes o seu dinheiro era gasto com roupas, lanches e objetos pessoais, agora a coisa muda de figura. Não é só pagar o aluguel, a partir desse momento as contas de gás, luz, água e tudo mais dependem de você. Que responsabilidade, hein?! 
Para não se perder, baixe algum aplicativo de controle financeiro ou anote tudo de forma que você não se perca e não se endivide!

 
6 - Conheça a cidade:
Não adianta se fechar em casa! Para se sentir bem no novo lar, você vai precisar conhecer a cidade e socializar. Faça amizade com pessoas mais velhas do curso que já conhecem a cidade podem te ajudar ao longo da graduação e saia muito com seus/suas colegas de aula e amigos/as. 
Descubra os restaurantes, centros comerciais, opções de lazer. Informe-se sobre os sistemas de saúde, transporte público e estabelecimentos que funcionem 24h (como farmácias, por exemplo). 

Aqui na Banco, por exemplo, nós criamos o Guia do Locatário, pensando em ajudar quem vem de fora da cidade. Nele, além das informações pertinentes ao processo de locação, nós disponibilizamos telefones úteis sobre diversos estabelecimentos por aqui.

 
Depois de conferir todas essas dicas, nós só podemos lhe aconselhar que aproveite muito essa nova fase!  
Aprenda a cozinhar, pratique um novo esporte, faça novos amigos, descubra-se! Quando a saudade apertar, visite seus pais e volte às origens.  
Mudar de cidade para estudar pode ser assustador, mas é um momento incrível de amadurecimento e ótimo para se reinventar, deixar de lado tudo o que for negativo e "começar do zero".  

Boa sorte para você!

Outros posts

  1. Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto do governo

    O “Casa Verde e Amarela” é o novo projeto anunciado pelo governo e deve substituir o Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009. O texto entrou em vigor e já foi publicado no Diário Oficial da União, mas...

  2. CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    CINCO MANEIRAS DE DESENTUPIR PIA.

    Pia entupida pode ser uma das maiores vilãs das atividades domésticas. Ela atrasa e atrapalha todos os afazeres domésticos. Por isso, veremos diversas dicas de como desentupir sua pia de maneira fác...

  3. Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Pagamentos: como fica sua situação em época de pandemia?

    Você sabe que o grande aumento do Coronavírus pelo mundo causou impactos aqui no Brasil também. Com o número casos crescendo todos os dias, as autoridades chegaram à conclusão de que o melhor para o m...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.